V CICLO DE PALESTRAS E PESQUISAS DO PPGEM

 

CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO TRABALHO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Profª Dr Gilson Bispo de Jesus (Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor adjunto do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e membro do Grupo EMFoco – Educação Matemática em Foco)

Em nossa experiência com professores de matemática, ouvimos com certa frequência, a pergunta: como apresentar um conteúdo matemático aos nossos alunos? Encontramos na Teoria das Situações Didáticas – TSD, proposta por Guy Brousseau (1986), um embasamento teórico que pode ser levado em conta ao se preparar e apresentar atividades sobre conteúdos matemáticos, favorecendo assim, a realização de uma Educação Matemática com mais significado e participação para o aluno. Dessa forma, apresentaremos alguns aspectos dessa teoria, destacando as situações adidáticas como parte central desta e exemplificaremos com a discussão de algumas atividades que foram desenvolvidas em sala de aula de matemática.
Data: 14 / 04 / 2014
Local: Auditório Jorge Amado (1° andar Pav. Jorge Amado)
Horário: 19h