Docentes Permanentes:
Prof. Dr. Afonso Henriques
Campo de Atuação: Tecnologias. Investigação Matemática no Ensino Superior. Análise Institucional e Sequência Didática.
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Matemática e Informática pela Universidade Joseph Fourier – Grenoble – França (2006), revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2010). Atualmente é Professor Pleno na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – BA, Brasil. Coordenador do Curso de Matemática (PARFOR), do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional (GPEMAC) e do Laboratório de Visualização Matemática da UESC (L@VIM). Professor do Mestrado Profissional em Rede Nacional e do Programa da Pós-Graduação em Educação Matemática da UESC. Tem experiência na área de Matemática, Didática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa e desenvolvimento do cálculo diferencial e Integral com um enfoque computacional, TIC, registros de representações semióticas, antropologia didática, ensino e aprendizagem, geometria dinâmica, análise Institucional, Sequências Didáticas e formação de professores.
e-mail:
Prof. Dr. Eduardo Silva Palmeira
Campo de atuação: Tecnologias e Matemática Aplicada
É Bacharel em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2002) e mestre em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2005) e doutor em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com período sanduíche na Universidad Pública de Navarra, Pamplona-Espanha (2013). Tem experiência na área de matemática pura e aplicada, com ênfase em topologia, homotopia e operadores fuzzy.
e-mail:
Profa. Dra. Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
Campo de atuação: Educação Matemática com ênfase na formação de conceitos matemáticos e no processo de ensino e no processo de aprendizagem.
Possui graduação em Ciências Matemática pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1991), mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Santa Cruz e atua no Mestrado Acadêmico em Educação Matemática dessa universidade. Atual como Coordenadora Geral Institucional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC no estado da Bahia. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Fundamental, Estruturas Aditivas, ensino, aprendizagem e matemática.
e-mail:
Profa. Dra. Flaviana dos Santos Silva
Campo de atuação: Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional
Doutora em Educação: Currículo – PUC/SP (2013), mestre em Educação (2006) e licenciada em Matemática (2002) pela FCT/UNESP. Atualmente é docente na UniversidadeEstadual de Santa Cruz – UESC – Ilhéus/Bahia atuando como docente nos cursos de graduação e pós-graduação. É coordenadora da área de Matemática no PIBID e coordenadora de projetos de pesquisa e de ensino na UESC. Entre os anos de 2008 a 2010 foi coordenadora adjunta UAB do NEAD-UESC; e entre 2014 a 2016 atuou como coordenadora de Tutoria no curso de Especialização em Gestão Pública Municipal a distância UAB-NEAD/UESC. Foi docente no Instituto de Ensino Superior de Presidente Prudente IESPP/UNIESP durante os anos de 2005 a 2007 e tutora no projeto de Inclusão Digital da Rede do Saber de São Paulo em parceria com a Casa Civil – SP, Instituto Tecnológico da USP – IPT – USP e Fundação Vanzoline de SP em turmas do curso de informática Básica no período de 2004 a 2006. Foi bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, principalmente nos seguintes temas: Comunidade de Pratica; Formação de Professores, Educação Matemática, Ensino a Distância, Internet, Informática na Educação, Inclusão Digital e Social e Educação Especial.
e-mail: [email protected]
Profa. Dra. Irene Maurício Cazorla
Coordenadora
Campo de atuação: Educação Estatística
Mestre em Estatística e Doutora em Educação pela UNICAMP e Pós-doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Professora Plena da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. De 2011 a 2014 foi Diretora Geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e Vice-presidente do Fórum Permanente Estadual de Apoio a Formação Docente, Forprof-BA. De 2007 a 2011 foi Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Bahia, SBEM-BA e de 2015 a 2016 foi Diretora de Formação de Professores da Educação Básica – DEB, da CAPES. É autora do livro Tratamento da Informação para o Ensino Fundamental e Médio e organizadora do livro Do tratamento da Informação ao Letramento Estatístico. Atualmente e professora do Mestrado em Educação Matemática da UESC.
e-mail:
Profa. Dra. Jurema Lindote Botelho Peixoto
Vice-coordenadora
Campo de atuação: Educação matemática inclusiva, educação matemática de surdos, ensino e aprendizagem de matemática, análise cognitiva e difusão do conhecimento.
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1992) e Mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2002). Doutorado em Difusão do Conhecimento pelo programa Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, com sede na Universidade Federal da Bahia – UFBA (2015). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz. Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: educação matemática inclusiva, educação matemática de surdos, ensino e aprendizagem de matemática, análise cognitiva e difusão do conhecimento.
e-mail: [email protected]
Profa. Dra. Larissa Pinca Sarro Gomes
Campo de atuação: Educação Matemática com ênfase na formação de conceitos matemáticos e no processo de ensino e no processo de aprendizagem.
Possui graduação em Matemática – Licenciatura, pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (1994), mestrado em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC/USP (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2014). Atualmente é professora adjunta do curso de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente com temas relacionados à História da Educação Matemática e Formação de Professores de Matemática.
email: [email protected]
Profa. Dra. Maria Elizabete Souza Couto
Campo de atuação: Formação de professores, processos de ensino e aprendizagem e prática pedagógica.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz/Universidade Federal da Bahia – UFBA (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é estatutária – professora titular na Universidade Estadual de Santa Cruz, Professora credenciada no programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e no Programa de pós-Graduação em Formação de Professores da Educação Básica. Tem experiência na área de Educação, ensino, pesquisa e extensão com ênfase em formação de professores, aprendizagem da docência, tecnologias educacionais educação a distância e alfabetização.
e-mail:
Profa. Dra. Sandra Maria Pinto Magina
Campo de atuação: Educação Matemática com ênfase na formação de conceitos matemáticos e no processo de ensino e no processo de aprendizagem.
Sandra Maria Pinto Magina realizou pós-doutoramento na Universidade de Lisboa em 2006. Concluiu o doutorado em Mathematics Education pela University of London em 1994. Foi docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 1994 e 2014, desligando-se dela como professora titular. Foi professora visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz — UESC/BA entre o período de 2012 e 2014, quando prestou concurso e atualmente é professora Adjunto da UESC/BA É líder do grupo de pesquisa REPARE (Reflexão, Planejamento, Ação, Reflexão) em Educação Matemática — REPARE em EdMat. Orientou 52 dissertações de mestrado, 10 de doutorado e supervisionou 2 pós-doutorados, além de 2 monografias de especialização nas áreas de Educação e Administração. No âmbito da graduação, orientou 2 trabalhos de iniciação científica e dezena de trabalhos de conclusão de curso. Recebeu prêmio CNPq/PIBIC (2005) e prêmio CAPES (2010) como orientadora de projeto IC e de tese de Doutorado respectivamente. Participou de 14 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 8 destes, a maioria deles financiados por agências de fomento a pesquisa. Atualmente participa, como pesquisadora, de outros dois projetos, um (do qual é coordenadora) financiado pela FAPESB e outro pela CAPES. Atua na área de Educação, com ênfase em formação de conceitos. Em suas atividades profissionais interagiu com algo em torno de 50 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Tem atuado como parecerista para a CAPES, CNPq, FAPESP e FAPESB, alem de algumas revistas com Qualis entre A1 e B2.
e-mail: [email protected]
Profa. Dra. Vera Lúcia Merlini
Campo de atuação: Educação Matemática com ênfase na formação de conceitos matemáticos, no processo de ensino e no processo de aprendizagem.
Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Bacharelado em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1984). No âmbito da pós-graduação atuou como professora no curso de Especialização (Lato Sensu), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professora adjunta, dedicação exclusiva, da Universidade Estadual Santa Cruz – Ilhéus – Bahia. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC). Atua na linha de pesquisa de Concepções, processos e práticas de ensino e aprendizagem. Membro do colegiado e Vice-coordenadora do Programa de pós-graduação em Educação Matemática da UESC.
e-mail: [email protected]
Profa. Dra. Zulma Elizabete de Freitas Madruga
Campo de Atuação: Aprendizagem e Formação de Professores, Modelagem Matemática e Etnomatemática.
Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com período de estágio doutoral realizado na Universidade de Salamanca (USAL), Espanha. Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Especialização em Educação – Ênfase em Gestão de Polos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Licenciatura em Matemática pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP) e Segunda Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Possui experiência na Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professora visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) – Ilhéus, Bahia. Linha de Investigação: Aprendizagem e Formação de Professores; Tendências da Educação Matemática, em especial Modelagem Matemática e Etnomatemática.
Reseaech Gate: https://www.researchgate.net/profile/Zulma_De_Freitas_Madruga
email:
Docentes colaboradores:
Prof. Dr. Alfredo Dib Abdul Nour
Campo de atuação: Educação Financeira
Graduação e Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Doutor em Economia pela Universidade do Porto, Portugal (FEP/UP) e doutor em Educação, Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Atualmente faz o Pós-Doutorado, (PNPD/CAPES), no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGEM/UESC), com ênfase em Educação Financeira,e é investigador da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Porto, Portugal (UPT) no Grupo de Investigação “Capital, Labour, Tax and Trade” (IJP).
e-mail: [email protected]
Prof. Dr. Gilson Bispo de Jesus
Campo de atuação: Educação Matemática, Geometria e Didática da Matemática.
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal da Bahia. Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Adjunto I na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Formação de Professores. Atualmente, coordenador do curso de Licenciatura em Matemática. Membro da diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Bahia, SBEM-BA e de 2017 a 2019. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Geometria e Didática da Matemática.