Concepções, processos e práticas de ensino e aprendizagem

Os Projetos de pesquisa desenvolvidos no seio do PPGEM estão necessariamente relacionados à linha de pesquisa “Concepções, processos e práticas de ensino e aprendizagem”, cujos objetivos envolvem a produção de subsídios teóricos e metodológicos para investigação e compreensão sobre:

    • A natureza das concepções de estudantes e docentes, da Educação Básica e Superior, acerca da Matemática e de seu ensino, considerando os processos sociais de produção e difusão dessas concepções e seus efeitos sobre os processos de alienação e exclusão social, sucesso e fracasso escolar;

    • Os mecanismos sociais através dos quais a qualidade das aprendizagens de conhecimentos matemáticos (ou a negação ao acesso), tem participado, direta ou indiretamente, da produção do fracasso escolar e de processos de alienação e exclusão social;

    • Os processos de cognição, os repertórios de conhecimentos e formas do pensamento matemático de diferentes grupos humanos e suas demandas específicas por educação matemática de qualidade – especialmente grupos mais vulneráveis ao fracasso escolar e à exclusão social;

    • O planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas para a aprendizagem de Matemática em diferentes contextos, níveis e modalidades de ensino, visando atender às demandas por educação matemática de qualidade;

    • Processos de produção de ambientes e materiais de apoio às práticas inclusivas de Educação Matemática em diferentes contextos, níveis e modalidades de ensino;

    • processos de desenvolvimento profissional de docentes que ensinam matemática ou atuam na formação destes docentes, seja em cursos de licenciatura, seja em instituições nas quais a docência é praticada, em comunidades de práticas ou demais redes de colaboração profissional, considerando os contextos sócio-culturais, os saberes e as necessidades dos sujeitos envolvidos;

    • Desenvolvimento e avaliação de currículos e políticas educacionais para formação de professores, visando às demandas específicas por uma Educação Matemática inclusiva, crítica e de qualidade.