O mestrado acadêmico em Educação Matemática tem como objetivo principal formar mestres que possam contribuir para o constante aperfeiçoamento da educação brasileira – contribuições que podem se dar por meio da pesquisa para produção de conhecimentos científicos e, ou da sua atuação profissional docente, seja na formação inicial e continuada de docentes, seja no planejamento, implementação e avaliação de práticas de ensino e aprendizagem matemática e tecnológica, adequadas aos diversos contextos, níveis e modalidades nos quais estas se inserem.
Para isto, os objetivos específicos do curso são:
- Promover a formação teórico-metodológica do pós-graduando para pesquisa acadêmica na área de Educação Matemática, contribuindo para sua autonomia nas decisões em todas as etapas da produção e difusão de conhecimentos científicos desde a elaboração de projetos até a divulgação e aplicação de seus resultados;
- Integrar à formação científica do pós-graduando conhecimentos acerca da complexidade e diversidade culturais brasileiras, que contribuam para pesquisa e ações, que atendam às demandas específicas, visando a uma Educação Matemática Crítica e Inclusiva, em contextos culturais diversificados, levando em consideração a educação de indígenas, quilombolas, cegos, surdos, dentre outros e, não apenas para a superação do fracasso escolar, no contexto da educação regular;
- Consolidar e ampliar, na UESC, as linhas de pesquisas voltadas para as investigações sobre as necessidades e possibilidades da educação inclusiva, sobre as concepções, processos e práticas de ensino e aprendizagem favoráveis à inclusão social, sobre a formação de professores para enfrentar o desafio de construí-la nos diversos contextos em que ela é necessária;
- Aperfeiçoar a formação do pós-graduando para docência na Educação Superior, sobretudo para sua atuação em cursos de graduação específicos para formação de professores (licenciaturas);
- Institucionalizar a exploração das tecnologias de informação e comunicação nas práticas de pesquisa e ensino desenvolvidas por docentes e pós-graduandos do curso, contribuindo para a inclusão digital destes e dos demais participantes destas ações, como estudantes de graduação, estudantes e docentes da Educação Básica, membros de comunidades atendidas;
- Estimular a formação de comunidades de aprendizagem conectadas em redes, integrando docentes-pesquisadores universitários, pós-graduandos, estudantes de graduação e docentes que atuam na Educação Básica no contexto regular e em contextos diversificados;
- Incentivar a criação de projetos de pesquisa, ensino e extensão estabelecendo relações entre universidade-escola, escola-escola e escola-comunidade; criar condições para que o pós-graduando possa prosseguir os estudos no nível de Doutorado em Educação Matemática ou áreas afins.