*Clique nos títulos para visualizar as dissertações.

2017

1. ALMEIDA, Luana Cerqueira de – SOLUÇÕES DE SITUAÇÕES DE COMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA E A CRIATIVIDADE DE MATEMÁTICA

2. CARNEIRO, Washington Santos – ESTRUTURAÇÃO DA BARCAÇA COMO PRÁTICA SOCIOCULTURAL NO CULTIVO DO CACAU: Implicações para o ensino da matemática.

3. FERREIRA, Graziele Santos - A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA PARA A APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO QUADRÁTICA

4. MENDONÇA, Mariana Silva - REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA, CALCULADORA E O GEOGEBRA: ENLACES POSSÍVEIS NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL

5. MILAGRE, Pedro Henrique – PROPORÇÃO SIMPLES: ANÁLISES DE SITUAÇÕES ELABORADAS POR PROFESSORES EM UM PROCESSO FORMATIVO

6. SANTOS, Jaqueline Santana de Souza - FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM DIMENSÕES COLABORATIVAS: AS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS EM FOCO

7. SANTOS, José de Aquino - SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ENSINO DE ÁREAS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS NO PIBID

8. SANTOS, José Cassiano Teixeira – A ÁLGEBRA NAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS MATEMÁTICA MODERNA MATEMÁTICA, PRODUZIDAS NA BAHIA

9. SANTOS, Mariana Oliveira - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: A COMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA

10. SILVA, Helder Lima - ESTUDO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS EM DOIS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO

11. ZANON, Jéssica Mistura – A MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES NA/PARA A FORMAÇÃO DE FUTURAS PROFESSORAS DE MATEMÁTICA

 

2016

1. FRANÇA, Evaneila Lima - CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DO PIBID/MATEMÁTICA: IDENTIDADE SABERES DOCENTES

2. LAGO, Adriano Santos - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DE SISTEMA DE EQUAÇÕES DO 1.° GRAU: O TRABALHO COLABORATIVO COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

3. LIMA, Débora Cabral – A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS E AS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS

4. MARQUES, Sheila Aline dos Santos Silva - PROTOTIPAGEM RÁPIDA DE PCOC NA IMPRESSORA 3D PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE INTEGRAIS DUPLAS E TRIPLAS

5. PINHEIRO, Taianá Silva - DESEMPENHO E ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER PROBLEMAS COMBINATÓRIOS

6. SILVEIRA, Érica Santana – A GÊNESE INSTRUMENTAL NA INTEGRAÇÃO DE ALUNAS, CEGA E VIDENTE, COM UMA MAQUETE TÁTIL NO ESTUDO DE PROBABILIDADE (não disponível, sob análise de patente)

7. TEIXEIRA, Antônio César Nascimento - A INTRODUÇÃO DO RACIOCÍNIO FUNCIONAL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

8. TEIXEIRA, Igor Roberto Gonçalves - A INFLUÊNCIA DO SOFTWARE GEOGEBRA NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS

 

2015

1. AMORIM, Eliene Costa dos Santos - AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DO AVALE-EB PARA A APRENDIZAGEM DE VARIABILIDADE

2. BRANDÃO, Ana Karine Dias Caires - INTEGRAL DEFINIDA: UM SIGNO A COMPREENDER

3. CAMPOS, Márcia Azevedo - CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA O X DO PROBLEMA

4. FERREIRA, José Carlos Dias - JÓIAS DO ASÉ – UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA

5. LIMA, Ivanilton Neves de - O ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

6. LINO, Marcelo de Araújo - OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA APRENDIZAGEM DE DERIVADA

7. NOGUEIRA, Lemerton Matos - ANÁLISE DE ESQUEMAS DE ESTUDANTES AO RESOLVEREM SITUAÇÕES ENVOLVENDO CONCEITOS BÁSICOS DE PROBABILIDADE

8. OLIVEIRA, Mateus Souza de - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

9. OLIVEIRA, Patrícia Benevides de - TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: MAPEAMENTO E ESTUDO DA UTILIZAÇÃO EFETIVA DE LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO SUL DA BAHIA 

10. PEREIRA, Emanuella Filgueira - ESQUEMAS UTILIZADOS POR ESTUDANTES DO 9º ANO AO RESOLVER SITUAÇÕES DA ESTRUTURA MULTIPLICATIVA

11. PINHEIRO, Bruno Pereira - AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE FRAÇÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA BAHIA

12. SENA, Camila Xavier Dias Souza - RESOLUÇÃO DE ESTUDANTES FRENTE A PROBLEMAS DE DIVISÃO: ANTES E DEPOIS DO ENSINO FORMAL

13. SILVA, Fabrício Pereira da - INTERCULTURALIDADE E SABERES MATEMÁTICOS: A PERSPECTIVA DOS REFERÊNCIAIS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

14. SOUZA, Emília Isabel Rabelo de - ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS: CONCEPÇÃO DE PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL

15. XAVIER, Caio Sérgio Oliveira - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO A LÓGICA FUZZY

 

2014

1. BISPO, Joselito da Silva - ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E SUAS MÉTRICAS UTILIZANDO O SOFTWARE CABRI 3D

2. CHAVES, Valteni Douglas - HEURÍSTICA E SUAS POSSIBILIDADES DE EMERGÊNCIA EM SALA DE AULA

3. GUIMARÃES, Márcia Alessandra Souza - A INTERAÇÃO ENTRE ESTUDANTE CEGO E VIDENTE EM ATIVIDADES ENVOLVENDO CONCEITOS BÁSICOS DE PROBABILIDADE MEDIADAS PELA MAQUETE TÁTIL

4. MOREIRA, Francis Miller Barbosa - OS CONHECIMENTOS ACERCA DOS CONCEITOS DE ANÁLISE COMBINATÓRIA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO

5. MORENO, Mário Marcos Araújo - UTILIZAÇÃO DO DOTPLOT E DO BOXPLOT NA APRENDIZAGEM DA VARIABILIDADE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO

6. SANTOS, Flávia Batista  - ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE PICTOGRAMAS 3D NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE POR ESTUDANTES CEGOS E VIDENTES

7. SILVA, Neomar Lacerda da  - PRESSUPOSTOS FREIREANOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS