foto Bete

2017

MADRUGA, ZULMA ELIZABETE DE FREITAS. A modelagem (matemática) implícita nos fazeres de diferentes pesquisadores. BOLETIM LABEM., v.8, p.86 – 105, 2017.

SCHELLER, MORGANA; BONOTTO, DANUSA DE LARA; MADRUGA, ZULMA ELIZABETE DE FREITAS; BIEMBENGUT, MARIA SALETT; SÁNCHEZ, JOSE MARIA CHAMOSO. Modelagem nos anos iniciais da educação básica: como os estudantes modelam situações-problema?. Ciência & Educação, v. 23, p. 197-217, 2017.

MADRUGA, ZULMA ELIZABETE DE F.; BREDA, A. Mapeamento de produções recentes sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. REMAT: REVISTA ELETRÔNICA DA MATEMÁTICA, v. 3, p. 67-81, 2017.

MADRUGA, ZULMA ELIZABETE DE FREITAS. A perspectiva `etnomodelagem’ presente nos fazeres de um coreógrafo. La Salle (Canoas), v. 22, p. 57-69, 2017.

2016

BARCELLOS, G. B.; ASSUMPCAO, R. W. C.; LIPPERT, D.; MADRUGA, ZULMA ELIZABETE DE FREITAS. Narratives on the Creation of an Educational Museum of Science and Consciousness in a Public School: (Re)Thinking Spaces and Creating Environments for Scientific Literacy. Us-China Education Review, v. 6, p. 395-418, 2016.

MADRUGA, ZULMA ELIZABETE DE FTRITAS.; GALLON, M. S.; SILVA, C. M. CRIATIVIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES ACERCA DE SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO. Revista de Educação Dom Alberto, v. 1, p. 116-130, 2016.

SILVA, C. M. ; GALLON, M. S.; MADRUGA, ZULMA ELIZABETE DE FREITAS. CIENTISTA POR UM DIA: A INICIAÇÃO À PESQUISA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Caderno Pedagógico (Lajeado. Online), v. 13, p. 92-103, 2016.

MADRUGA, ZULMA ELIZABETE DE FREITAS.; BARCELLOS, G. B.; CHAMOSO, J. M. S.; LIMA, V. M. R. Cognição, Semiótica e Modelagem: articulações possíveis. CONTEXTO & EDUCAÇÃO, v. 31, p. 4-32, 2016.

2015

MADRUGA, ZULMA ELIZABETE DE FREITAS.; LEI 10.639/2003 INSERIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista de Educação Dom Alberto, v. 1, p. 20-34, 2015.

MADRUGA, ZULMA ELIZABETE DE FREITAS.BIEMBENGUT, M. S.; LIMA, V. M. R. Das Relações Entre Modelagem, Etnomatemática e Carnaval: reflexões para aplicação na educação básica. Fronteiras: journal of social, technological and environmental science, v. 4, p. 31, 2015.

MADRUGA, ZULMA ELIZABETE DE FREITAS. KLUG, Daniel. A FUNÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 5, p. 57-68, 2015.

MADRUGA, ZULMA ELIZABETE DE FREITAS.BIEMBENGUT, M. S. LINGUAGEM E MODELAGEM NO CARNAVAL: EXPRESSÃO DE UM TEMA POR MEIO DE IMAGENS DE ALEGORIAS. Revista Brasileira de Educação e Cultura, v. 2, p. 60-77, 2015.

SILVA, C. M. ; GALLON, M. S. ; MADRUGA, ZULMA ELIZABETE DE FREITAS. MODELAGEM NAS CIÊNCIAS: PRODUÇÃO DE JOGOS COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA. Revista de Educação Dom Alberto, v. 1, p. 48-58, 2015.

2014

MADRUGA, ZULMA ELIZABETE DE FREITAS. ETNOMATEMÁTICA E MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO COMPARATIVO COM OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE ALEGORIAS DE CARNAVAL. RLE (Pasto), v. 7, p. 74-95, 2014.

MADRUGA, ZULMA ELIZABETE DE FREITAS.BIEMBENGUT, M. S. MANIFESTAÇÃO DA CULTURA POPULAR – CARNAVALl: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE ALEGORIAS, MODELAGEM MATEMÁTICA E ETNOMATEMÁTICA. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 19, p. 63-76, 2014.

SANTOS, M. T.; MADRUGA, ZULMA ELIZABETE DE FREITAS. JOGOS MANIPULATIVOS E SOFTWARES EDUCACIONAIS COMO FACILITADORES DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO REFORÇO ESCOLAR DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. Revista de Educação Dom Alberto, v. 1, p. 1-16, 2014.

VALLE, D. D.; MADRUGA, ZULMA ELIZABETE DE FREITAS. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SKETCHUP NO ESTUDO DE CONCEITOS DE GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista de Educação Dom Alberto, v. 1, p. 52-65, 2014.

MADRUGA, ZULMA ELIZABETE DE FREITAS. MODELAGEM MATEMÁTICA: UM MÉTODO DE PESQUISA APLICADO À EDUCAÇÃO – ALGUMAS APLICAÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. Revista de Educação Dom Alberto, v. 1, p. 62-80, 2014.