V CICLO DE PALESTRAS E PESQUISAS DO PPGEM

REFLEXÕES SOBRE NUMERAMENTO E LETRAMENTO: PONTOS DE CONVERGÊNCIA

 

Profª Dra Alina Spinillo (Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática/UFPE)

Oriundos de campos distintos do conhecimento, o letramento e o numeramento são temas que têm interessado à psicologia e à educação, tanto do ponto de vista teórico como empírico e aplicado. A palestra assume o desafio de levantar e discutir alguns pontos considerados de convergência entre esses dois conceitos. Um dos pontos de convergência tratados refere-se à natureza simbólica que caracteriza o sistema de representação, assim como suas regras, que permeiam tanto os números como a linguagem. Um segundo ponto de convergência refere-se à natureza social do conhecimento matemático e do conhecimento linguístico que se constituem a partir dos significados, usos e funções que os números e os textos têm no cotidiano dos indivíduos. Um enfoque tanto psicológico quanto educacional é dado a essas questões. Do ponto de vista psicológico discute-se que, em se tratando de conhecimentos, tanto o numeramento como o letramento são instâncias que podem ser desenvolvidas. A partir disso, a escola assume papel importante, embora não único, como agência de letramento e de numeramento.

Data: 15 / 04 / 2014
Local: Auditório Jorge Amado (1° andar Pav. Jorge Amado)
Horário: 19h